Cetesb recebe estudo sobre presença de gás na Zona Norte de SP

Cetesb recebe estudo sobre presença de gás na Zona Norte de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Shopping Center Norte entregou estudos para

Cetesb (Foto: Reprodução/TV Globo) A empresa que administra o complexo Center Norte, que inclui o Expo Center Norte, o Novotel Center Norte e o terreno onde está localizada a Loja Decathlon, entregou nesta terça-feira (29) os estudos de investigação confirmatória requeridos pela Cetesb para avaliar a presença de gás metano no subsolo dos terrenos. De acordo com a Cetesb, em relação ao Expo Center Norte foi entregue apenas o estudo de avaliação da presença de gás – foi pedida uma prorrogação do prazo até o meio de janeiro para a entrega do relatório da investigação confirmatória.

O pedido foi feito em outubro devido à suspeita de contaminação no solo. Foi constatada a presença de gás no terreno do Shopping Center Norte, que chegou a ser interditado por alguns dias e instalou dutos para a remoção do gás. A empresa Lenços Presidente, que fica na mesma região – do antigo complexo do Carandiru, na Zona Norte da cidade, que antigamente recebia resíduos – entregou um relatório de investigação preliminar (e não confirmatória) e um estudo de avaliação de gases.

Além destes terrenos, o Cingapura Zachi Narki e o Instituto de Previdência Municipal (Iprem) ficam nos terrenos afetados. A Defesa Civil municipal pediu mais 60 dias de prazo para a entrega dos relatórios pedidos – já o Iprem pediu mais 30 dias. No Cingapura, já foram instalados drenos para a remoção do gás.

O objetivo dos relatórios é confirmar a contaminação e verificar se é necessário fazer uma investigação mais detalhada das áreas.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições