Cetesb recomenda deixar carro em casa e dar e pegar carona em SP

Cetesb recomenda deixar carro em casa e dar e pegar carona em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recomendaram na noite desta quinta-feira (26) à população, “como medida de caráter preventivo, a restrição voluntária do uso de veículos automotores particulares até que a qualidade do ar volte aos níveis aceitáveis". Além disso, a nota recomenda que as pessoas “aceitem e ofereçam carona”.

Pelo quarto dia consecutivo, a cidade de São Paulo foi colocada em estado de alerta em razão de índices de umidade abaixo de 20%. O recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são valores acima de 60%.

No comunicado do governo de São Paulo, foi feita ainda a recomendação para que as pessoas "não pratiquem atividades ao ar livre entre 12h e 18h; evitem aglomerações em recintos fechados; mantenham umidificados os ambientes internos em suas residências e no trabalho; e não queimem lixo”.

De acordo com os órgãos estaduais, apesar do desconforto que a qualidade e a umidade do ar vêm causando à população, existem medidas previstas para serem adotadas com base nos níveis observados de material particulado e ozônio, estabelecidas em decreto estadual nº 28.313, de 04 de abril de 1988. Mas a nota ressalta que a “situação atual, comum nesta época do ano, está, portanto, sob controle e não há a necessidade de se tomar medidas mais drásticas que objetivariam evitar iminentes riscos à saúde da população”.

As medidas, de caráter preventivo, foram oficialmente comunicadas nesta quinta-feira à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, durante reunião de trabalho realizada na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, entre os secretários das duas pastas e representantes da Cetesb, de acordo com a nota.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições