Chávez cancela viagem ao Brasil

Chávez cancela viagem ao Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cancelou a visita que faria ao Brasil hoje. A informação foi repassada ao governo brasileiro pelo chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, que chegou na noite de ontem à Brasília. Chávez ficou em Caracas por recomendação médica, para tratar uma lesão no joelho, e poderá passar por uma cirurgia. Ainda não há uma nova data para a visita.

A visita de Chávez ao Brasil seria a primeira reunião de trabalho com a presidente Dilma Rousseff depois da sua eleição. O venezuelano veio à posse presidencial em janeiro, mas não houve conversas bilaterais desde então. O encontro, no entanto, terminaria com poucos resultados práticos.

Dois dos principais temas que seriam conversados entre Dilma e Chávez não tem solução à vista. A conclusão da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é assunto recorrente entre os dois governos, mas a intenção venezuelana de obter um empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Petroleos de Venezuela S.A. (PDVSA) para que fizesse o investimento necessário na construção da refinaria não terá sucesso.

Até agora, os venezuelanos não conseguiram as garantias necessárias para obter a liberação do dinheiro. No início deste mês, a Petrobras, que seria sócia da PDVSA na construção, enviou uma carta à empresa com um prazo até agosto para uma solução ou assumirá sozinha a construção.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições