Chega a 45 número de municípios em situação de emergência no RS

Chega a 45 número de municípios em situação de emergência no RS

Atualizado: Quinta-feira, 26 Novembro de 2009 as 12

O número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 45, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil na tarde desta terça-feira (24). Os temporais já provocaram a morte de sete pessoas no estado.

As últimas prefeituras que decretaram situação de emergência são: Santa Rosa, Boqueirão do Leão, Mato Queimado, Rosário do Sul, São Francisco de Paula, Passo do Sobrado, Cachoeira do Sul, Silveira Martins e Cacequi.

Mais de 13 mil pessoas tiveram que sair de casa por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil, 4.028 pessoas estão desabrigadas e outras 9.240 estão desalojadas. Quase 13 mil casas foram danificadas ou destruídas.

Equipes da Defesa Civil distribuem alimentos, água, colchões, lonas, telhas e kits de higiene para vítimas que estão em municípios atingidos pelas chuvas.

Estradas

A Polícia Rodoviária Federal informou que vários trechos da BR-116 estão com problemas. Em Picada Café, o trânsito está totalmente bloqueado por motivo de escorregamento na pista. Existe um desvio no local pela VRS-865.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) informou que também há problemas em outras estradas do estado.

Na tarde desta terça-feira, uma ponte foi interditada no quilômetro 77 da estrada ERS-149, entre Formigueiro e Restinga Seca. Há água em excesso sobre a pista, nas encostas da ponte. O desvio está sendo feito pela RSC-287 e BR-392.

O quilômetro 14 da estrada VRS-832 está parcialmente interditado desde segunda-feira (23). Houve ruptura de um bueiro e aterro.

O quilômetro 17 da estrada ERS-550 está interditado desde segunda-feira. Houve ruptura do aterro de uma ponte.

A estrada ERS-566, no quilômetro 32, está interditada entre a ponte sobre o rio Inhanduí e o rio Ibicuí, em Mariano Pinto (RS). A interrupção da rodovia ocorreu por causa das fortes chuvas que atingiram o estado no final de semana.

A estrada ERS-149 está interditada na altura do quilômetro 11. Houve uma ruptura parcial da pista. O desvio está sendo feito pela RS-392 e pela BR-290.

A estrada ERS-630 foi bloqueada no quilômetro 12 e no quilômetro 6. O desvio está sendo feito no local.

veja também