Chevron divulga vídeo com imagens do vazamento

Chevron divulga vídeo com imagens do vazamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

iG São Paulo

Imagens mostram gotejamento de óleo a 3 quilômetros do poço que teve que ser selado em novembro

A Chevron divulgou hoje (19) um vídeo mostrando um ponto do vazamento de óleo no Campo Frade no dia 13 de março. Na quarta-feira (14), a empresa anunciou que está ocorrendo mais um vazamento de óleo no Campo Frade a 3 quilômetros do poço, que teve de ser selado em novembro após o vazamento de 2,4 mil barris de petróleo. Além do novo vazamento, também foi identificado um rebaixamento de terreno numa área próxima. De acordo com a Chevron, as imagens de vídeo, captadas no dia 13 de março mostram que as gotas de óleo estão sendo capturadas por equipamentos de contenção. No sábado, a Marinha detectou uma tênue mancha de óleo com cerca de um quilômetro de extensão na Bacia de Campos. A mancha está a 130 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo:
Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG: Vídeo submarino de trecho do vazamento de petróleo da Chevron

Até amanhã (20), a companhia petrolífera terá de prestar informações detalhadas ao governo sobre os vazamentos ocorridos no Campo de Frade, na Bacia de Campos, bem como sobre as ações emergenciais adotadas para sanar o problema.

O prazo para o envio de informações foi estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na última sexta-feira (16), ao notificar a empresa para que prestasse todas as informações sobre os incidentes registrados desde o final de 2011.

Entenda o caso:
Ministério Público prepara ação penal contra Chevron
Executivos da Chevron são impedidos de deixar o Brasil
Detectada mancha de óleo de 1km do vazamento da Chevron
ANP diz que há novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos
Para Ibama, trata-se de uma ocorrência natural
Minc afirma que faltou transparência por parte da Chevron
ANP quer mais dados para suspensão de produção da Chevron
Perfuração pode ter causado hecatombe, diz delegado da PF

Na próxima quarta-feira (21), o Ibama, a Marinha e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vão se reunir no Rio de Janeiro para analisar a situação, de acordo com a assessoria de imprensa do Ibama.

ANP cria comitê
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis informou nesta segunda que criou um comitê para analisar as novas ocorrências de vazamento de petróleo no Campo Frade. O comitê será composto por  técnicos da Chevron, da Petrobras e da Frade Japão Petróleo Ltda, que são sócios na exploração do campo. Seus laudos técnicos serão avaliados pela ANP e pelo Ministério das Minas e Energia.

A ANP também divulgou que consentiu na própria sexta-feira (16) a suspensão da produção da Chevron no Campo de Frade. A agência também anunciou, por comunicado, que o vazamento permanece estável e o próximo sobrevoo no local será na terça-feira (20). 

(Com informações da Agência Brasil)


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições