MENU

Chineses têm interesse em fabricar tratores no RS

Chineses têm interesse em fabricar tratores no RS

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 8:02

O presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Daltro Benvenuti, disse nesta quinta-feira, em Gramado, que empresas chinesas estão interessadas em fabricar tratores no Estado. A cooperativa negocia parcerias com três companhias, que poderiam resultar a partir de 2012 em uma montadora em Eldorado do Sul.  

Inicialmente, a entidade avalia a intermediação da importação de tratores da China. Estão em testes pelo menos três veículos. Até o fim de agosto, informou Benvenuti, deverá sair um laudo. Com base no estudo, será tomada uma decisão comercial.  

— Nesse momento, há mais interesse deles de vir para cá do que de nós trazer uma montadora — afirmou o presidente.  

O dirigente não informou quais são as empresas nem estimou um possível investimento.  

— Está na fase inicial — justificou.  

Segundo Benvenuti, caso seja decidida a importação de tratores chineses, a expectativa é de que cerca de 50 unidades sejam comercializadas no Brasil a partir de outubro ou novembro. A ideia é realizar o escambo de grão, em especial soja e arroz, para permitir a compra sem custo financeiro ao produtor. Os tratores variam de 55hp a 180hp.  

Com sede em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Cooplantio tem em torno de 17,3 mil produtores rurais associados nos três Estados do Sul.

veja também