Chove quatro vezes mais do que o normal no Ipiranga em janeiro

Chove quatro vezes mais do que o normal no Ipiranga em janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Em janeiro, choveu quatro vezes mais que o normal no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. A região é onde o índice pluviométrico mais cresceu proporcionalmente e a quarta onde mais choveu. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que mostra o ranking de chuvas em 31 estações meteorológicas. Em cinco delas, choveu mais de 500 milímetros - quando a média da cidade é 239 mm. A medição foi feita dos dias 1º a 30.

O recorde absoluto de temporais foi em Aricanduva/Vila Formosa, na Zona Leste, onde choveu 622,2 mm em 30 dias. Em segundo lugar está a Vila Prudente, também na Zona Leste, com 557,7 mm de chuva e a Vila Maria/Vila Guilherme, na Zona Norte, em terceiro, com 554 mm. Todos superaram em mais de três vezes as próprias médias históricas.

A discrepância do Ipiranga é que lá, historicamente, não é um bairro tão chuvoso assim: a média dos últimos oito anos para a região é de 131 mm, mas neste ano choveu 549 mm, mais que o quádruplo do normal. No Bom Retiro, região central, onde o nível de chuva nesse período é normalmente alto - são 224,8 mm de média -, ainda assim choveu mais que o dobro: 502,mm.

Em uma comparação por zonas, o Centro ficou com o maior índice de chuvas (483,7 mm), seguido da Zona Oeste (445 mm) e da Zona Norte (427,4 mm), batendo até a Zona Leste (412 mm). Na Zona Sul foi onde menos choveu (346,2 mm).    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições