Chuva atrasa plantio de grãos na região Oeste do Paraná

Chuva atrasa plantio de grãos na região Oeste do Paraná

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

Nesta época do ano, 20% da plantação de soja cultivada no núcleo de Cascavel, no Oeste do Paraná, deveriam ser colhidas. Mas, dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento indicam que a quantidade de grão colhida não passa de 1%. O motivo são as fortes chuvas que atingem o estado. Há um mês, elas têm sido diárias.

O produtor Eduardo Langue conseguiu colher 10% da área cultivada e está há oito dias sem trabalhar por causa do clima. Ele explica que no período da manhã é impossível colher porque o solo está molhado e quando a chuva dá uma trégua, a máquina colhe uma determinada quantidade, mas logo em seguida volta a chover e a colheita tem que ser interrompida.

Além da quantidade menor, o preço da soja cai. Segundo o engenheiro agrônomo, Mário Lúcio Melo, a qualidade do alimento fica comprometida com o excesso de água interferindo diretamente no valor de mercado do grão.

Os problemas desta colheita refletem nas próximas safras. Com o atraso, a safra seguinte será plantada fora de época e nos meses mais frios do ano, o grão demora mais para se desenvolver.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições