Chuva deixa 50.115 fora de casa em MG e 137 cidades em emergência

Minas Gerais tem 50 mil fora de casa, afirma Defesa Civil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Cento e trinta e sete cidades estão em emergência por causa da chuva em Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. No balanço divulgado nesta quinta-feira (12), mais dez cidades pediram ajuda para recuperar danos causados por temporais, enchentes, enxurradas e deslizamentos. São elas: Augusto de Lima e São Brás do Suaçuí, na Região Central; Ijaci, no Sul do estado; Antônio Prado de Minas, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Senhora de Oliveira e Simão Pereira, na Zona da Mata; Januária, no Norte, e Dom Cavati, no Vale do Rio Doce de Minas.


Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas temporariamente e outras não vão poder voltar aos imóveis danificados. Segundo a Defesa Civil,  o número de desalojados chega a 46.970, enquanto o de desabrigados é de 3.145, totalizando 50.115 pessoas fora de casa no estado.

A Defesa Civil informou que 192 cidades no estado já foram afetadas pelas chuvas, atingindo mais de 2,9 milhões de pessoas. Nesta quinta-feira (12), o órgão confirmou 15 mortes e três pessoas desaparecidas em decorrência das chuvas. Desde outubro, 425 casas e 204 pontes ficaram destruídas.


Quando a situação de emergência é decretada pelas prefeituras, o município passa a receber ajuda emergencial, como cesta básica e colchões. A liberação de recursos financeiros depende da homologação do decreto pelo governo estadual e do reconhecimento pela União.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições