Chuva deixa qualidade do ar boa em quase todas as regiões de SP

Chuva deixa qualidade do ar boa em quase todas as regiões de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A chuva que atingiu quase todo o estado de São Paulo entre domingo (3) e a manhã desta segunda-feira (4) deixou a qualidade do ar boa na maior parte das estações de medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A qualidade varia de boa a péssima, dependendo da concentração de poluentes na atmosfera.

Quando chove, a concentração diminui. Mas basta o tempo ficar mais seco para que a população passe a sofrer ainda mais com os poluentes. E mesmo nos locais onde a qualidade está boa pode haver problemas.

No caso da estação de Cubatão Industrial, na Baixada Santista, a concentração de poeira fina nas últimas 24 horas foi de 43 microgramas por metro cúbico, quase o limite estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 50 microgramas por metro cúbico para que o ar fique regular.     A partir desta segunda-feira (4), a TV Globo apresenta o Projeto RespirAR, com uma série de reportagens e informações sobre a poluição em São Paulo. Os veículos são os maiores responsáveis pela poluição. Pelo menos 90% dos poluentes que estão no ar que se respira em São Paulo vêm dos escapamentos dos mais de 7 milhões de carros, caminhões, ônibus e motos que circulam pelas ruas da cidade.

O projeto "RespirAR" viajou para saber como outras metrópoles da América Latina conseguiram melhorar a qualidade do ar. A cidade do México, por exemplo, deixou o ranking das dez cidades mais poluídas do mundo.

O projeto vai mostrar também o que alguns paulistanos estão fazendo para melhorar o nosso ar, como você pode contribuir, qual a opinião dos especialistas. A medição dos poluentes em São Paulo será feita ao vivo, no SPTV.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições