MENU

Chuva faz com que 50 árvores caiam em menos de um dia em SP

Chuva faz com que 50 árvores caiam em menos de um dia em SP

Atualizado: Domingo, 23 Janeiro de 2011 as 8:50

As chuvas fortes que atingiram São Paulo na sexta-feira (21) e neste sábado (22) fizeram com que 50 árvores caíssem em menos de 24 horas, segundo balanço do SPTV. Neste mês, 190 árvores foram ao chão.

As regiões mais prejudicadas foram as zonas Oeste e Sul. Neste sábado, carros foram atingidos e moradores ficaram sem luz no Butantã. Na Rua Miguel de Almeida Prado, uma árvore caiu em cima de um carro: amassou a lataria e quebrou os vidros. Na manhã deste sábado, ela ainda continuava no mesmo lugar.

Especialistas afirmam que a cidade ficou muito tempo sem tratar as árvores e, por isso, atualmente, sofre as consequências. A planta precisa estar preparada para resistir a ao peso extra da água da chuva que ela absorve.

“Se ela estiver doente, oca por cupins ou com ataque nas suas raízes, ela [a árvore] pode acabar cedendo e caindo”, diz o ambientalista Ricardo Henrique Cardim.

O subprefeito do Butantã, Regis Geller, disse que 50 homens estão trabalhando junto com a Eletropaulo e o Corpo de Bombeiros para resolver os problemas causados pelas quedas de árvores. A prioridade é para as ruas e avenidas de maior movimento.

A Secretaria de Administração das Subprefeituras informou em nota que, na cidade, existem cerca 2 milhões de árvores. A pasta acrescenta que é feito um mapeamento completo delas, para diagnosticar as que estão com problemas e dar o tratamento necessário, desde uma poda até a remoção. Em 2010, foram realizados 99 mil serviços de poda de árvores pela Prefeitura.  

veja também