MENU

Chuva na Região Serrana faz doação de sangue no Rio quase dobrar

Chuva na Região Serrana faz doação de sangue no Rio quase dobrar

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 3:11

O espírito de solidariedade do carioca deixa as dependências do prédio do Instituto Estadual de Hematologia (HemoRio), no Centro do Rio, lotado desde o início da manhã desta quinta-feira (13). A instituição, que recebe doações de sangue diariamente, recolheu 235 bolsas até as 14h. Segundo o Hemorio, esse dado significa um aumento de 90% no número diário de doações.

Desde a noite de terça-feira (11) a chuva que cai sobre a Região Serrana já deixou centenas de mortos e o número de vítimas fatais não para de subir . As cidades mais afetadas foram Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis , entretanto, outros municípios também enfrentam problemas por causa do mau tempo.

Do lado de fora do prédio do HemoRio, dezenas de pessoas esperam por cerca de 2h para que também possam doar sangue. De acordo com o Instituto, até as 14h desta quinta 506 pessoas foram ao prédio da Instituição e o movimento intenso surpreendeu até mesmo os funcionários.

Todo o material proveniente das doações será encaminhado prioritariamente para unidades de saúde da Região Serrana. O HemoRio lembrou que ainda existe a demanda diária de outros hospitais do estado, e que, por isso, a população não pode parar de fazer as doações.

Serviço:

Endereço: Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio.

Funcionamento: De segunda à domingo, das 7h às 18h.

Toneladas de alimentos são doadas

A Prefeitura de Petrópolis já recolheu 15 toneladas de alimentos não perecíveis para ajudar as vítimas da chuva da cidade. Foram recolhidos ainda cerca de mil colchonetes, 5 mil litros de água, 10 toneladas de roupa, além de 3 mil rodos e 3 mil vassouras.

Segundo a prefeitura, produtos de limpeza e higiene pessoal totalizam mais de 10 mil itens recebidos. Mais de mil cestas básicas também foram doadas. As doações foram feitas pelo governo do estado, prefeitura, igrejas, instituições e empresariado.

O Viva Rio recebeu até agora 740 kg de alimentos para as vítimas das chuvas na Região Serrana. Além disso o material arrecadado já soma 28 sacos com roupas e 60 fraldas.

Arquidiocese envia R$ 40 mil para a região

A Cáritas Arquidiocesana do Rio já enviou R$ 20 mil para a Arquidiocese de Petrópolis e o mesmo montante para a de Nova Friburgo (que engloba Teresópolis). A entidade também recebe doações em dinheiro em duas contas: Bradesco, Agência 0814-1, conta corrente 48500-4 e Banco do Brasil, Agência 3114-3, conta corrente 30000-4. Doações em espécie podem ser deixadas na Catedral de São Sebastião (Avenida Chile 245, no Centro). Haverá pontos de recolhimento na Cáritas e também na entrada da igreja, das 9h às 18h.    

veja também