Chuva na Região Serrana já matou mais que Bumba e Angra juntos no RJ

Chuva na Região Serrana já matou mais que Bumba e Angra juntos no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A chuva que devastou a Região Serrana do Rio esta semana já matou mais gente que a tragédia de Angra , no início do ano passado, e as chuvas de abril , que arrasaram locais como o Morro dos Prazeres, na capital fluminense, e no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana.

Na Região Serrana, até o fim da manhã desta quinta-feira (13), o número de mortos já passou de 350 . Em Nova Friburgo, o número de vítimas já chega a 168. Em Petrópolis, os corpos de mais duas vítimas foram retirados dos escombros, num total de 158.

Ano passado, em Angra, no Litoral Sul Fluminense, 53 pessoas morreram na enseada no Bananal, na Ilha Grande, e no Centro da cidade, no Morro da Carioca. No Rio e Grande Rio, foram 257 mortos , sendo 30 no Morro dos Prazeres e 45 no Bumba. Juntos, os episódios de 2010 somam 310 mortes.

“Em 28 anos de vida pública, nunca vi coisa igual. Em cinco anos no governo do estado, essa é a pior tragédia. Em Friburgo, choveu 280 mm. No Bumba, não chegou a 100mm. Em Angra, 120mm. No Centro de Friburgo, prédios desabaram com a violência de uma enxurrada que eu nunca vi. Se tem um enfrentamento que a gente tem que fazer é tirar pessoas das áreas de risco”, disse o vice-governador Pezão, em entrevista ao RJTV.

Buscas  por desaparecidos

As buscas por outras vítimas na Região Serrana contam com o apoio de helicópteros nesta quinta (13).

Choveu forte durante a madrugada nos acessos a Teresópolis. Na cidade, os bairros mais atingidos, segundo a Defesa Civil, são Caleme, Posse e Campo Grande. A Defesa Civil, que ainda não conseguiu chegar ao bairro de Campo Grande, acredita que mais de duas mil casas tenham sido destruídas pela chuva e que cerca de 150 corpos estejam na região. Eles vão tentar chegar a este bairro nesta manhã.

Os trabalhos de resgate em Petrópolis, que foram interrompidos durante a madrugada por falta de luz, foram retomados às 7h desta quinta. Cento e cinco homens trabalham no resgate. Cem pessoas das comunidades atingidas pelas chuvas foram contratadas para fazer a limpeza das ruas da região. A prefeitura estima que ainda haj de 40 desaparecidos na região. A chuva destruiu cerca de 1.500 residências, com isso há mais de 3 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

No Centro de Friburgo, um das áreas mais castigadas, o comércio segue fechado. É grande o volume de lama nas ruas. Na entrada da cidade, o único posto de gasolina aberto nesta manhã tinha cerca de 50 motoristas na fila, tentando abastecer. Parte do sistema de telefonia já voltou a funcionar.

Dilma e Cabral vão sobrevoar a Região Serrana

Na quarta-feira (12), o governador do Rio, Sérgio Cabral, pediu ajuda à Marinha no trabalho de resgate. Em resposta, a Marinha disponibilizou dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros. Esses helicópteros se juntam a outros cinco do governo do estado na missão de carregar equipes e equipamentos serra acima. Cabral visitará a região nesta quinta. A presidente Dilma Rousseff, que já liberou R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas, também vai sobrevoar a Região Serrana nesta quinta.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições