MENU

Cidade de Deus vai ganhar 2ª UPP, diz Secretaria de Segurança do RJ

Cidade de Deus vai ganhar 2ª UPP, diz Secretaria de Segurança do RJ

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2011 as 3:42

A Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vai ganhar sua segunda Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) até o final de janeiro. O objetivo, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é reforçar o patrulhamento na comunidade. A favela é a maior entre as que já contam com UPPs: são cerca de 135 mil metros quadrados e 45 mil moradores.

Hoje, a UPP da Cidade de Deus fica localizada em um contêiner provisório na Travessa Aroer, que fica do lado esquerdo da Avenida Edgar Werneck, para quem segue da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, em direção ao subúrbio. De acordo com a Secretaria, a intenção é instalar a nova UPP do lado direito da Edgar Werneck, que passa por dentro da comunidade.

UPP da Cidade de Deus tem maior número de prisões

Desde o começo do projeto de pacificação de favelas do estado, há pouco mais de 2 anos, a Cidade de Deus é a região onde foi registrada o maior número de prisões e apreensões entre as comunidades que contam com UPPs, segundo a Secretaria de Segurança Pública. A favela foi a segunda a ter UPP, inaugurada em 16 de fevereiro de 2009, cerca de dois meses depois do Morro Dona Marta.

Parte dos 307 policiais militares que compõem o atual efetivo da UPP no local será deslocada para a nova base, que, segundo a Secretaria, vai contar com um contingente menor. Ainda está em estudo a possibilidade de aumentar a tropa, o que ocorreria somente em julho, quando vão ser formados os novos soldados que estão sendo treinados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM (Cefap).

A Secretaria informou que, até maio de 2011, deve ficar pronta a sede permanente da primeira UPP da Cidade de Deus, após ser concluída a reforma do antigo Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO). Ainda de acordo com a Secretaria, a segunda base não vai ser de alvenaria, mas sim construída com placas de aço montadas em módulos, a exemplo da UPP do Morro dos Macacos.

veja também