Cidade de São Paulo completa "cem anos de lentidão"

Cidade de São Paulo completa "cem anos de lentidão"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

A inauguração do Teatro Municipal, em 1911, provocou uma enorme fila de carros nas ruas de São Paulo. Naquela noite de setembro houve o "primeiro grande problema de trânsito", segundo jornais e registros da época, o que faz a cidade completar agora seus cem anos de lentidão.

Segundo reportagem de Vinícius Queiroz Galvão publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), da frota de 300 carros daquele ano, cem foram à ópera Hamlet.

O tráfego logo parou nas ruas Barão de Itapetininga e Xavier de Toledo, no viaduto do Chá, e o congestionamento chegou à praça da República. A população, naquela época, era estimada em 240 mil habitantes.

O problema do trânsito se agravou nos anos 90, quando a média de lentidão aferida pela CET saltou dos 40 km para 120 km em dez anos. Em 96, foi adotado o rodízio --primeiro para combater a poluição, depois para favorecer o tráfego. Em resposta à lentidão, surgiu o fenômeno da multiplicação das motos.

A frota de São Paulo está prestes a chegar a 7 milhões de carros --a cidade tem cerca de 11 milhões de habitantes.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições