MENU

Cidade do Mato Grosso do Sul adota o guarani como segundo idioma oficial

Cidade do Mato Grosso do Sul adota o guarani como segundo idioma oficial

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 3:03

O município de Tacuru, em Mato Grosso do Sul, passou a adotar oficialmente o idioma guarani, além do português. De acordo com o Ministério Público Federal no Estado, o projeto de lei oficializando o uso da língua foi sancionado na semana passada e, com isso, o município é o segundo no país a usar oficialmente um idioma indígena.

O primeiro município do Brasil a adotar idioma indígena, além do português, foi São Gabriel da Cacheira, no Amazonas, que utiliza três línguas indígenas. Em Paranhos, também em Mato Grosso do Sul, tramita um projeto de lei semelhante ao aprovado em Tacuru.

A cidade, que tem cerca de dez mil habitantes - segundo balanço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - passará a ensinar o idioma nas escolas, e a língua será empregada, com o português, em serviços públicos como campanhas de prevenção de doenças, entre outros.

A Procuradoria comemorou a adoção da lei na cidade que, segundo o órgão, vai de encontro com o perfil multiétnico do Brasil. O Ministério Público Federal lembra, porém, que o uso de outros idiomas no país ainda gera polêmica no sistema judiciário que, no início do mês, decidiu suspender o júri dos acusados de matar o líder indígena Marco Veron, porque testemunhas falariam apenas em guarani.

veja também