MENU

Cidade do Rio permanece em atenção devido à chuva

Cidade do Rio permanece em atenção devido à chuva

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 8:47

O tempo amanheceu fechado nesta quarta-feira, e a cidade do Rio permanece em estágio de atenção. Chove em algumas áreas.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o bairro de Anchieta, na zona norte, foi o que registrou o maior acúmulo de chuva durante a madrugada. O trânsito também continua complicado em muitas vias por causa da formação de bolsões d'água.

Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil registrou mais de 300 ocorrências, a maior parte delas relacionadas a solicitações para vistorias em imóveis com rachaduras e infiltrações, ameaças de desabamento, áreas com alagamento ou inundações e deslizamentos de barreiras.

Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), por causa da baixa visibilidade, os aeroportos Santos Dumont, no centro, e Tom Jobim, na Ilha do Governador, operam com o auxílio de instrumentos.

TRÂNSITO LIBERADO

A estrada Grajaú-Jacarepaguá, que estava interditada desde a madrugada de ontem (26), foi liberada ao tráfego nos dois sentidos na manhã desta quarta-feira. A via estava com a passagem interrompida devido ao deslizamento de uma pedra de cerca de 600 toneladas.

As implosões para quebrar a pedra foram concluídas no início da tarde de ontem, mas equipes da prefeitura ainda precisaram usar britadeiras e realizar o trabalho de limpeza. O local também passou por vistorias antes que fosse liberado.

RIO-SANTOS

A rodovia Rio-Santos continua, na manhã desta quarta, com um ponto de interdição devido às chuvas que tiveram início na noite de segunda-feira (25). O problema estava no km 521, entre Mangaratiba e Angra, onde houve um afundamento de pista.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a interdição parcial da via teve início na tarde de ontem e faz com que o tráfego ocorra no sistema pare e siga. Outro ponto de bloqueio chegou a ser registrado no km 441, devido a uma queda de árvore, mas já tinha sido liberado na manhã de hoje.

ESTRAGOS

Um homem ainda não identificado morreu ao ser arrastado pela enxurrada no bairro da Praça da Bandeira, na zona norte do Rio, na madrugada de ontem. Uma criança de nove anos também ficou ferida no morro São João, no Engenho Novo (zona norte), em um deslizamento de pedras.

Foi registrado ainda desabamento no morro da Formiga (região da Tijuca). Os moradores deixaram o imóvel após a sirene da comunidade soar um alarme --ninguém ficou ferido. Também ocorreram deslizamentos nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha --todos sem vítimas.

Devido à intensidade das chuvas, a Defesa Civil acionou as sirenes do sistema de alerta comunitário de 11 localidades: Borel, Formiga, Chacrinha, Cotia, Encontro, Santa Terezinha, Morro da Liberdade, Matinha, Dona Francisca, Cachoeira Grande e Macacos.

veja também