Cidades do Nordeste enfrentam falta de luz devido às chuvas

Cidades do Nordeste enfrentam falta de luz devido às chuvas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Parte dos moradores de cidades atingidas pelas enchentes no Maranhão, no Ceará e no Piauí enfrenta a falta de energia até em abrigos improvisados, informa reportagem de Matheus Magenta e José Eduardo Rondon publicada na edição desta segunda-feira, 18 de maio, da Folha.

A falta de energia é crítica em ao menos 78 cidades. A reportagem passou uma noite em um abrigo em Trizidela do Vale (região central do Maranhão), onde 80% do município está às escuras há cerca de duas semanas. Sem eletricidade, há dificuldade para preservar alimentos por falta de geladeira e de espantar mosquitos devido à ausência de ventiladores.

As empresas responsáveis pelo fornecimento de energia afirmam que a interrupção ocorre em razão de danos na rede e dificuldade de acesso para consertar os estragos. Além disso, há a preocupação em preservar a integridade física dos moradores - já que acidentes elétricos são comuns em áreas alagadas.

País

Em todo o país, as chuvas já fizeram com que 342.231 pessoas deixassem suas casas em 13 Estados. Desse número, 226.224 estão pessoas desalojadas e 116.007 desabrigados.

Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, as notificações das coordenadorias estaduais de defesa civil indicam que 1.339.113 pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Ao menos 391 municípios de 13 Estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina - foram afetados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições