Cirurgia de Alencar atingiu seus objetivos, diz boletim médico

Cirurgia de Alencar atingiu seus objetivos, diz boletim médico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, informa que a cirurgia a que o vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido durante cerca de cinco horas neste sábado (27) atingiu seus objetivos. Parte do tumor e parte do intestino delgado foram retirados.

"A cirurgia atingiu seus objetivos através de ressecção do principal segmento de intestino comprometido", informou o boletim (veja íntegra abaixo).

A operação começou às 8h30 e terminou por volta de 14h. O objetivo do procedimento era desobstruir o intestino para retirada de tumor. Após a cirurgia, Alencar foi levado para a UTI cardiológica do hospital.

O vice-presidente está internado desde terça-feira (23). A cirurgia foi realizada pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes.

Boletim médico divulgado na sexta-feira (26) informava que o quadro do vice-presidente permanecia estável e que o tumor vinha respondendo ao tratamento.

A obstrução intestinal já havia sido diagnosticada no final de outubro, quando ele foi internado. Alencar passou 24 dias no hospital e teve alta no último dia 18. Durante o período de internação, sofreu um infarto, mas um exame não apontou obstruções arteriais importantes. No dia seguinte à alta, o vice voltou ao hospital para uma transfusão de sangue.

Luta contra o câncer

O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome e já passou por mais de 15 cirurgias. Em julho de 2009, ele foi submetido a uma operação motivada por uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais.

Em setembro, o vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ele ficou hospitalizado e passou por um cateterismo.

Veja abaixo a íntegra do boletim:

BOLETIM MÉDICO

27/11/2010

14h55

O Vice-Presidente da República, José Alencar, submeteu-se hoje (27/11), no Hospital Sírio-Libanês, a cirurgia para tratamento de obstrução intestinal e enterorragia, decorrentes de nódulos tumorais. A cirurgia atingiu seus objetivos, através de ressecção do principal segmento de intestino comprometido.

A cirurgia foi conduzida pelos Profs. Drs. Raul Cutait e Ademar Lopes. Teve início às 8h30, com duração aproximada de 5 horas.

O pós-cirúrgico imediato será na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Raul Cutait, Ademar Lopes, Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Paulo Ayroza Galvão.

Amanhã (28/11), às 10h30, está programada uma coletiva para maiores esclarecimentos, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) – localizado na Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira

Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad Younes

Diretor Clínico

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições