Clientes dizem ter recebido multa mesmo com torneiras secas em SP

Quem tiver dúvida ou não concordar, pode pedir revisão de valor da conta. É preciso preencher formulário e levar documentos em posto da Sabesp.

Fonte: globo.comAtualizado: sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 às 10:31
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Clientes de São Paulo atingidos pela falta de água reclamam ter recebido a conta neste mês com a chamada tarifa de contingência, ou multa por aumento do consumo.

A Sabesp começou a entregar as contas de água com multa para quem excedeu a média do gasto. Quem consumiu, em janeiro, até 20% a mais do que a média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014 recebe multa de 40% sobre o valor do consumo de água. Já para quem aumentou esse gasto em mais de 20%, a taxa é de 100%.

No entanto, mesmo quem toma cuidado com a água está preocupado com a multa – como mostrou o SPTV, a cobrança da tarifa tem atingido até mesmo aqueles que vivem com as torneiras secas.

Na conta do cabeleireiro Ieres Alves dos Santos, por exemplo, não veio aviso de multa, mas o valor pulou de uma média de R$ 35 para quase R$ 500, mesmo faltando água todos os dias.

"A partir das 13h, não tem mais água na minha casa. Eu tenho que chegar à noite e tomar banho de balde. (...) Eu não consumi tudo isso", disse.

O mesmo aconteceu com o aposentado Jaime Araújo – ele fez um reservatório para captar água da chuva, reduziu o tempo do banho e a conta de água veio com um aumento de consumo de 66%. "Eu não usei água nenhuma da Sabesp, foi tudo com água da chuva e mesmo assim veio esse consumo", afirmou Jaime.

Quem estiver em dúvida ou não concordar com a multa pode fazer um pedido de revisão dos valores antes do pagamento. Para acelerar o atendimento, é só preencher um formulário na internet e entregar depois pessoalmente em um posto da Sabesp, junto com os documentos que provem a cobrança indevida.

Foi o que fez o taxista Gildásio Cardoso dos Santos – assim que recebeu a primeira conta de água da casa nova, já com multa por ter triplicado o consumo, ele levou os documentos para mostrar que alguma coisa estava errada já que a casa estava vazia há meses. Ele teve que enfrentar uma fila para ser atendido, mas segundo a Sabesp, esses problemas de erros de cobrança são resolvidos na hora.

 

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