MENU

CNBB se reúne na próxima semana para definir posição sobre impeachment de Arruda

CNBB se reúne na próxima semana para definir posição sobre impeachment de Arruda

Atualizado: Sexta-feira, 4 Dezembro de 2009 as 12

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vai se reunir na próxima semana para decidir a posição da entidade sobre as denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da entidade, dom Dimas Lara Barbosa, na manhã de hoje, ao receber representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Distrito Federal.

O secretário afirmou que os bispos das comissões nacionais devem seguir a orientação do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, da regional centro-oeste, que ainda não se manifestou.

Segundo avaliou dom Dimas, a entidade deve manter a linha de defender movimentos sociais e a ética na política, mas recomendou cautela para que não haja julgamentos precipitados.

''Temos nos manifestado perplexos com esse caso, torcemos para que as investigações sejam ágeis e transparentes e que a ética volte a vigorar no trato com a coisa pública''.

O secretário lembrou a Campanha Ficha Limpa, de iniciativa popular, como uma das formas de se conscientizar a sociedade e de se restabelecer a ética na política e na administração pública.

A presidente da CUT-DF, Rejane Pitanga, afirmou que também confia no apoio histórico da CNBB às lutas sociais e movimentos contrários à corrupção.

Ela lembrou a série de manifestações espontâneas e organizadas pela CUT à favor do impeachment do governador Arruda e do vice-governador, Paulo Octávio, e anunciou outras mobilizações também para a próxima semana, como carreatas e panfletagens. ''Os protestos são reflexos da indignação de toda a sociedade''.

veja também