CNJ abre a qualquer cidadão acompanhamento da atuação do Poder Judiciário na Internet

CNJ abre a qualquer cidadão acompanhamento da atuação do Poder Judiciário na Internet

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou hoje, 24 de junho, em Brasília, o Sistema Justiça Aberta, que permitirá a qualquer cidadão ter acesso aos dados estatísticos do Judiciário. Desenvolvido pela Corregedoria do CNJ, o novo sistema tem o objetivo de oferecer uma visão contextualizada do Poder Judiciário, possibilitando que a sociedade acompanhe diretamente a atuação do setor.

"Esse dados vão estar disponíveis para que os mais diversos setores da sociedade brasileira possam dialogar diretamente com o CNJ e com os diversos órgãos juridicionais de forma crítica, dizendo inclusive que determinado tipo de concepção pode estar equivocado", disse o presidente do CNJ e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

De acordo com o CNJ, as ferramentas do Sistema Justiça Aberta permitirão a edição de quadros comparativos entre juízos de uma mesma região ou estado, como o cotejo de quantitativos de acervos, processos distribuídos e sentenças proferidas.

O corregedor nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, destacou que a preocupação do Conselho é estabelecer linhas de planejamento de gestão para o Judiciário.

"A questão disciplinar ainda é objeto das nossas preocupações [do CNJ]. Mas o que mais revela a ação atual é estabelecer pontos de gestão, pontos estratégicos de atuação judiciária", apontou Rocha.

"É um passo significativo no que concerne essa idéia de planejamento, de organização do Poder Judiciário, enquanto serviço público. A idéia é que nós estamos sempre prestando contas. É fundamental que nós tenhamos essa visão", avaliou Gilmar Mendes.

Segundo o CNJ, o acesso do Sistema Justiça Aberta estará disponível no site [www.cnj.jus.br] do Conselho a partir do final da tarde de hoje

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições