MENU

Cobrador de ônibus é multado por improvisar cortina em estação-tubo

Cobrador de ônibus é multado por improvisar cortina em estação-tubo

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 3:37

Um cobrador de ônibus de uma estação-tubo de Curitiba foi multado em R$ 25 por improvisar uma cortina para se proteger do frio em seu local de trabalho. A situação ocorreu na tarde de 2 de agosto, quando a temperatura na capital do Paraná era de 14°, com sensação térmica de 4°, por consequência dos ventos.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) repudiou a multa. “Ele leva uma multa porque estava se protegendo, protegendo sua saúde. É complicado”, afirmou o presidente do Sindimoc Anderson Teixeira. Ele afirmou que considera o trabalho dos cobradores em estações-tubo como degradante. “Você não tem condições de ir ao banheiro, você está exposto à chuva, ao sol, ao frio, exposto a assalto sem você ter nada a que recorrer”, reclamou.

As estações-tubo do transporte coletivo de Curitiba são abertas dos dois lados. De acordo com a empresa responsável pela administração dos ônibus Urbanização de Curitiba (Urbs), é permitido aos cobradores apenas que utilizem roupas mais quentes sobrepostas aos uniformes, ou um cobertor, durante a noite e ao amanhecer. “As estações-tubo têm um padrão definido pela Urbs. Têm ali um anteparo de vidro que de certa forma protege do vento”, afirmou o gestor de fiscalização da Urbs Edson Berlezze.          

veja também