Coleta de lixo em São Luís está interrompida há mais de uma semana

Coleta de lixo em São Luís está interrompida há mais de uma semana

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Moradores de São Luís têm passado por dias não muito agradáveis. A coleta de lixo na cidade foi interrompida há mais de uma semana. São toneladas de sujeira nas ruas.

A sujeira toma conta das ruas históricas, das praias. Está na porta das igrejas e nas praças da capital maranhense. Uma briga entre a prefeitura e uma empresa contratada interrompeu a coleta do lixo em 140 bairros.

Os donos da empresa alegam que não estavam recebendo pelo serviço e dizem que só vão retomar a coleta depois que o município pagar o que deve. "Essa dívida hoje gira em torno, aproximadamente, de R$ 12 milhões, sem contar com a multa da rescisão contratual com a prefeitura", afirma o advogado Manoel Felinto.

A prefeitura suspendeu o contrato com a empresa. "O contrato foi rompido porque estava sendo maculado o interesse público. A empresa não estava atendendo aos requisitos do contrato, portanto, a administração pública tinha o direito de agir", diz o procurador do município Francisco Coelho Filho. 

Enquanto isso, a população sofre com a sujeira. A cada dia, mais 1,2 mil toneladas de lixo ficam acumuladas pelas ruas de São Luís. Uma semana sem fazer a coleta e os condomínios ficaram com os depósitos abarrotados de lixo. A população está sendo obrigada a recorrer aos carroceiros que fazem o serviço que é da prefeitura.

Ao todo, 1,5 mil famílias em um condomínio vão pagar, este mês, uma taxa extra para remover a sujeira acumulada no depósito. "Um serviço que poderia ser feito extra de beneficio para o condomínio e vamos ter que pagar para o carroceiro levar o lixo", afirma o administrador de condomínio Jailton Medeiros.

A creche também recorreu a uma carroça para evitar a contaminação das crianças. "Eu paguei um carroceiro para tirar o lixo da porta. Tem fralda descartável, alimentação de criança", diz a dona da creche Valdélia Abreu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições