Coleta de lixo: Pesquisa mostra que serviço está disponível para 97% da população urbana

Coleta de lixo: Pesquisa mostra que serviço está disponível para 97% da população urbana

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Quase toda a população brasileira dispõe do serviço de coleta de lixo. O recolhimento direto e indireto de resíduos sólidos apresentou, em 2007, índices de 97,6% nas cidades - 90% de forma direta e 7,6% coletados indiretamente. Na zona rural, a coleta de lixo atinge menos de 27% da população - cerca de 60% dos resíduos são queimados ou enterrados e 11,7% são jogados em terrenos baldios ou logradouros.

O número consta da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad) 2007: Primeiras Análises, divulgada nesta terça-feira, dia 21, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2007, o total de pessoas que não dispunham do serviço era de 3,7 milhões (déficit absoluto), 685 mil pessoas a menos quando comparado a 2006.

De acordo com o Ipea, o acesso simultâneo aos serviços de água encanada, de esgoto por rede geral ou por fossa séptica e de coleta direta ou indireta de lixo está disponível para cerca de 76% da população urbana, mas apresenta grande variação entre as regiões brasileiras a condição socioeconômica.

"Mesmo com o aumento nos percentuais de cobertura dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo e a redução dos níveis de desigualdade, percebe-se que as desigualdades regionais, sociais e raciais ainda continuam sendo bastante significativas, exigindo do poder público atenção especial para as regiões e os grupos sociais com menores índices de cobertura", alerta o levantamento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições