Collor e Itamar serão chamados para discutir reforma política, diz Sarney

Collor e Itamar serão chamados para discutir reforma política, diz Sarney

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta terça-feira (8) que irá convidar os ex-presidentes da República e senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Itamar Franco (PPS-MG) para integrarem a comissão que será criada para elaborar uma proposta de reforma política.

Sarney disse que tem uma lista com alguns nomes que serão convidados a compor a comissão a ser instalada ainda nesta semana. "Os ex-presidentes da República que estão no Congresso evidentemente farão parte da comissão", disse. De acordo com Sarney, a expectativa é anunciar ainda nesta terça os integrantes da comissão, que terá um prazo de 60 dias de funcionamento.

Nesta segunda, ao justificar a criação do grupo e defender a reforma política, Sarney afirmou que, nos últimos anos, o Brasil "avançou" nas áreas econômica e social, mas "regrediu" na área política.

"Em geral, se fala em reforma política, discute-se, apresenta-se e não se acompanha. Quero acompanhar diariamente esse assunto, porque acho que é o mais necessário que temos para melhorar a participação política no processo nacional. Avançamos na área econômica, na área social, mas na área política nós regredimos", avaliou o peemedebista.

Sarney prometeu que irá acompanhar diariamente o andamento da comissão que deve ser instalada já na próxima semana.

"Vamos fazer uma comissão do Senado para apresentar um projeto de reforma política do Senado. Naturalmente, esse projeto será submetido à Câmara dos Deputados e também será uma maneira de discutir com a sociedade civil, através de uma audiência pública que iremos promover sobre o assunto. Estamos constituindo a comissão para que ela comece a funcionar já na próxima semana", afirmou Sarney.

Por: Robson Bonin

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições