Com abertura de represa, cidades do interior de SP seguem em alerta

Com abertura de represa, cidades do interior de SP seguem em alerta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

As cidades de Bragança Paulista, Amparo, Pedreira e Jaguariúna, no interior de São Paulo, permanecem em estado de alerta para alagamentos nesta segunda-feira (17) por causa da abertura das comportas da Represa Jaguari, ocorrida no sábado (15). Por enquanto, o aumento da vazão não causou problemas – mas a situação pode mudar se chover forte na região.

A vazão do Rio Jaguari foi aumentada de 40m³ por segundo para 60m³ por segundo. A Sabesp informou que após avaliação operacional do Sistema Cantareira, conjuntamente com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, definiu-se pela necessidade de aumento da vazão, já que a represa estava prestes a alcançar o nível limite de segurança.

Na Zona Rural de Bragança Paulista, quatro bairros e 50 famílias correm risco. “O risco existe. Nós estamos trabalhando com uma faixa de mais ou menos um metro de altura o nível do rio para o transbordo, porém existe o risco, essa área está em constante observação”, explicou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Alexsandro Olegário.

Os moradores receberam o alerta da Defesa Civil e começaram a ser retirados. Alguns resistiram em sair, mas outros já estão em abrigos improvisados em escolas. “Não é ruim, mas não é bom, o bom mesmo é o cantinho da gente. Aqui não pega chuva, está seguro, mas você não se sente à vontade”, disse a empregada doméstica Francisca de Oliveira.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições