Com fim da greve no ABC, coletores voltam a recolher lixo em Diadema

Normalização da coleta em Diadema deve demorar 8 dias. Greve continua em 123 municípios nesta quarta-feira.

Fonte: globo.comAtualizado: quarta-feira, 1 de abril de 2015 às 11:33
Lixo
Lixo

Após suspender a greve no ABC, os coletores de lixo voltaram ao trabalho ainda na noite de terça-feira (31) em Diadema. Os caminhões de coleta passaram por algumas ruas do Jardim das Nações ainda na terça. Muitas ruas do Jardim Inamar, no entanto, ainda tinham muito lixo na manhã desta quarta-feira (1º), como mostrou o Bom Dia São Paulo. A greve continua em 123 municípios.

Em Diadema, são recolhidas 320 toneladas diariamente. Durante a paralisação, um esquema especial recolhia cerca de 90 toneladas. O lixo se acumulou nas ruas. O presidente do sindicato que representa os garis do Grande ABC (Siemaco-ABC), Roberto Alves da Silva, calcula que a situação deve ser normalizada nas cidades em oito dias.

Silva disse que se reuniu com os prefeitos das sete cidades da região do ABC e que ficou acordado reajuste de 9,5%, índice proposto pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Em assembleia simultâneas realizadas nas garagens, os trabalhadores aceitaram a proposta e encerraram a greve imediatamente. A categoria tinha suspendido as atividades na segunda-feira (23) para reivindicar 11,73%. O Sindicato das Empresas Urbanas de São Paulo (Selur) começou oferecendo 6,5% de reajuste.

A greve dos coletores continua em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. A categoria não aceitou a proposta de aumento de 9,5%. A reportagem do Bom Dia São Paulo percorreu várias ruas da cidade e encontrou muito lixo acumulado nesta manhã de quarta-feira.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições