MENU

Com hemorragia digestiva grave, Alencar é operado às pressas

Com hemorragia digestiva grave, Alencar é operado às pressas

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 9:20

O vice-presidente da República, José Alencar, está sendo submetido a uma operação de urgência, para contornar uma hemorragia digestiva grave, segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Alencar voltou ao hospital nesta quarta-feira (22), seis dias após ter recebido alta.

Ele passou por transfusões de sangue antes da operação, que é realizada pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes. A causa da hemorragia ainda é desconhecida.

Ontem, Alencar também esteve no hospital para transfusões.

A mulher do vice, Mariza Campos Gomes da Silva, está no hospital.

O vice combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos. Já passou por 16 cirurgias.

No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.

No final do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida.

HOMENAGEM

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem a seu vice, em evento no Palácio do Planalto para apresentar um balanço dos oito anos de governo.

A uma plateia formada por atuais e antigos colaboradores, de José Dirceu a Marina Silva, Lula disse: "Duvido que algum governante tenha um vice melhor que José Alencar".

"Um grande empresário e um médio sindicalista fizeram pelo Brasil o que muitos que achavam que sabiam não fizeram", afirmou Lula.

Com a presidente eleita, Dilma Rousseff, Alencar tem um "trato".

No período eleitoral, a petista prometeu ao atual vice que celebraria uma eventual vitória a seu lado "dançando um xaxado" em homenagem a Lula e ao Nordeste. O convite havia sido feito por Alencar meses atrás.

veja também