MENU

Com restrição a caminhões, CET espera reduzir lentidão em 20%

Com restrição a caminhões, CET espera reduzir lentidão em 20%

Atualizado: Sexta-feira, 30 Julho de 2010 as 7:51

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) espera reduzir em até 20% a lentidão na Marginal Pinheiros e nas avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho com a nova restrição a caminhões. A partir de segunda-feira (2), os veículos não poderão circular nessas vias – no caso da Marginal Pinheiros, entre as pontes do Jaguaré e do Morumbi -, de segunda a sexta-feira, entre 5h e 21h. Aos sábados, a restrição será das 10h às 14h.

A Prefeitura de São Paulo diz que estuda a medida desde a inauguração do trecho Sul do Rodoanel, ocorrida no dia 1º de abril. O novo trecho liga as rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta. Um dos objetivos do anel viário é reduzir o trânsito de veículos pesados que seguiam para o litoral de São Paulo na Avenida dos Bandeirantes. O rodízio de Veículos Urbanos de Carga (VUCs) – que acontece entre 10h e 16h - será suspenso, e eles poderão circular pelas vias respeitando apenas o rodízio de veículos, entre 7h e 10h e das 17h às 20h. Antes, os VUCs podiam circular na área de restrição, de acordo com o final da placa: pares tinham permissão nos dias pares e ímpares, em dias ímpares. São considerados VUCs os caminhões com até 6,3 metros de comprimento. Eles não estarão sujeitos à restrição na Marginal Pinheiros e nas avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho.

Aumento das restrições

Um dia depois de anunciar alterações no tráfego de caminhões na capital paulista, o prefeito Gilberto Kassab informou que a restrição pode aumentar. Os caminhões podem ser proibidos de circularem em toda a Marginal Tietê. Segundo Kassab, a Prefeitura aguarda a conclusão de obras na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste, para aumentar as restrições.

"Esperamos ver concluídas as obras da Jacu-Pêssego. Na medida em que elas tiverem concluídas em algumas semanas ou alguns meses, vamos fazer algumas simulações para, daí sim, implantar essas proibições. Nossa expectativa e esforço é estender para a Marginal Tietê também essa proibição", disse Kassab.

veja também