Combate a Dengue, ganha novo plano de controle em SP

Combate a Dengue, ganha novo plano de controle em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O governo de São Paulo lança nesta segunda-feira (3) na capital paulista o novo plano para o combate da dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o plano terá medidas diferenciadas em relação aos anos anteriores. Prefeitos de 283 cidades paulistas consideradas mais vulneráveis à transmissão da doença participarão do encontro. Esse mapeamento foi realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

A secretaria diz que o objetivo é mobilizar as prefeituras em torno do tema, pois as ações de campo para o controle dos criadouros do Aedes aegypt , que transmite a dengue, devem ser realizadas pelos municípios. Segundo o governo, a mobilização é fundamental por causa, principalmente, da entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no estado, o que aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e óbitos. O treinamento dos agentes será agilizado e aprimorado, para facilitar o combate à doença.

Foram registrados neste ano em São Paulo 76,8 mil casos de dengue, contra 189,3 mil em 2010. Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, concentra 19% do total de casos de dengue no estado em 2011. O encontro “Unindo Forças contra a Dengue” acontecerá no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Participarão do encontro 15 cidades da Grande São Paulo ( Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Francisco Morato, Guarulhos, Taboão da Serra, São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira ). Haverá ainda municípios da região de  Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Ribeirão Preto. Da Baixada Santista estarão Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Peruíbe. Cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte também têm presença garantida.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições