Começa hoje a programação do Dia sem Carro, em SP

Começa hoje a programação do Dia sem Carro, em SP

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro de 2009 as 12

A partir desta quinta-feira, de 17 a 24 de setembro, a cidade de São Paulo abriga atividades variadas cujo fio condutor é a questão da mobilidade. A programação, que inclui mostra de filmes, desafio intermodal, debates e outras atividades, começa hoje, com a instalação de um carro inflável no Parque Ibirapuera, campanha do Instituto Akatu, apoiada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Um carro de lona - inflado - estará conectado com um arco-íris, também de lona, porém vazio, esparramado no chão. A idéia é mostrar que o uso mais intenso dos carros representa menos ar limpo.

Além de chamar a atenção para a data (Dia sem Carro, 22 de setembro), o objetivo da intervenção é conscientizar o consumidor sobre seu poder transformador da sociedade, levando-o a refletir sobre como suas escolhas de consumo interferem no cotidiano de sua cidade. Durante a semana em que a instalação permanecer no parque, será distribuído o folheto “Uso consciente do transporte”, com dicas e sugestões para que os cidadãos adotem formas mais sustentáveis de se mover pela Cidade.

Outro evento programado para esta quinta-feira é o Desafio Intermodal, em sua quarta edição consecutiva. O trajeto é o mesmo dos anos anteriores - saída da praça General Gentil Falcão, no Brooklin, e chegada na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá. Desde 2006 cicloativistas organizam o Desafio, uma maneira de comparar as diferentes opções de modais, mostrar que há infinitas alternativas ao transporte motorizado particular e também avaliar, a cada ano, o desempenho do transporte público.

Participam do Desafio deste ano: pedestre caminhando, pedestre correndo, bike courrier (ciclista que trabalha com entregas rápidas), ciclista iniciante por vias alternativas, ciclista experiente por vias alternativas, ciclista experiente por avenidas de trânsito mais rápido, ciclista bicicleta dobrável fazendo a integração com ônibus, ciclista de fixa, motoboy, motociclista comum, motorista que seguirá pelo caminho que achar conveniente, ônibus, trem metrô, trem ônibus, ônibus metrô, trem Ponte Orca metrô, cadeirante de transporte público ônibus e helicóptero. A saída do Desafio Intermodal será na praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Engº. Luis Carlos Berrini, às 18h em ponto. A concentração ocorrerá a partir das 17h.

Na sexta-feira, 18 de setembro, o Movimento Nossa São Paulo lança a terceira edição da pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope sobre mobilidade em São Paulo. No mesmo dia, das 17h às 19h, serão promovidas Vagas Vivas na rua Padre João Manoel, entre a avenida Paulista e a alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional. A chamada Vaga Viva consiste em transformar vagas de estacionamento nas ruas em local de convivência. No local será promovida também a oficina de montagem de andomóveis, estruturas de madeira que lembram um automóvel.

Sintonia com a Virada

Nos dias 19 e 20, fim de semana da Virada Esportiva, promovida pela Secretaria de Esportes, destacam-se duas atividades importantes: o AdrenaCINE e o fechamento da avenida Sumaré para os carros. No sábado, o Cine Dom José, no centro da Cidade, exibirá, a partir das 18, produções que abordam esportes urbanos e radicais. Em quatro sessões, serão exibidas curtas, médias e longas. A atividade, uma promoção do Estúdio Imaginário Produção e do Cine Dom José, propõe uma comunicação direta entre esportistas e cinéfilos, cruzando os dois universos e dando espaço para filmes consagrados e expressões culturais individuais, representadas em uma mostra livre de vídeos dos espectadores, que podem levar suas contribuições ao local até as 21h do dia 19. A última sessão do AdrenaCINE será dedicada à exibição dos melhores trabalhos apresentados. O evento conta também com o apoio do Sesc São Paulo, de Preta Portê Filmes, Cem por Cento Skate e Tomath.

No domingo, a avenida Sumaré será fechada para os carros, das 8h às 13h, e se transformará em um espaço de encontro para ciclistas e pedestres. Serão realizadas práticas esportivas e de lazer, como caminhada e passeio de bike, com o apoio da Usebike/Porto Seguro. Ainda na Sumaré, haverá demonstrações de rapel próximo da avenida Dr. Arnaldo e uma tenda para o recebimento de bicicletas que serão doadas à instituições de caridade. Confira a programação completa da Virada Esportiva.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também