MENU

Começa reunião do Conselho de Ética sobre caso Paulo Roberto Pereira

Começa reunião do Conselho de Ética sobre caso Paulo Roberto Pereira

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 4:25

Começou a reunião do Conselho de Ética e Decoro ParlamentarÓrgão encarregado de zelar pela observância da ética e do decoro parlamentar na Câmara. Compete-lhe instaurar e instruir os processos disciplinares referentes a denúncias de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, recomendando ou não punições cabíveis aos deputados, que vão desde a censura oral até a recomendação de perda de mandato. Caso seja aprovado parecer que recomende punições severas, ele deverá ser votado pelo Plenário em dois dias, em votação secreta. O conselho atua mediante provocação da Mesa Diretora, nos casos de instauração de processo disciplinar. destinada a ouvir o deputado Paulo Roberto Pereira (PTB-RS). O parlamentar, que responde a processo disciplinar, é acusado de manter funcionários-fantasmas em seu gabinete e de vender passagens aéreas da cota parlamentar. Pereira, contudo, não apareceu ao colegiado até este momento.

O deputado apresentou sua defesa por escrito ao conselho ontem à noite. No documento, ele afirmou que não há provas das acusações e pediu o arquivamento do processo.

A reunião de hoje seria uma nova oportunidade para ele se defender publicamente. Mesmo que Pereira não compareça à reunião de hoje, o relator do processo, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), poderá apresentar seu parecer.

A reunião prossegue no plenário 16.

veja também