Comemorações de 7 de Setembro reúnem 35 mil pessoas em Brasília

Comemorações de 7 de Setembro reúnem 35 mil pessoas em Brasília

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, da França, assistiram ao desfile de 7 de Setembro que reuniu cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, de acordo com estimativa da Polícia Militar. Sarkozy foi convidado de honra da festa da Independência em função das comemorações do ano da França no Brasil.

Dividido em duas partes, uma civil e outra militar, o desfile teve a participação de cerca de 3,6 mil pessoas. Houve momentos de empolgação do público, como na passagem da Banda Batalá, formada por mulheres que tocam tambores em ritmo afro-brasileiro. A apresentação coreografada da Guarda Presidencial também arrancou aplausos do público.

Algumas pessoas que estavam nas arquibancadas perto da tribuna de honra das autoridades ganharam camisetas com estampas de esportistas e a frase "O Brasil une suas forças para essa vitória", referindo-se à candidatura do Rio Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.

Durante o desfile, os presidentes Lula e Sarkozy foram presenteados com camisetas por um atleta que participava do desfile. Lula também recebeu um quadro de um artista francês com seu rosto e o de Sarkozy.

A Patrulha Acrobática francesa fez um sobrevoo rápido pelo céu de Brasília. Ao cruzar a Esplanada, os aviões deixaram um rastro de fumaça nas cores da bandeira do país: azul, vermelho e branco.

A festa da Independência foi encerrada pelas tradicionais acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Os presidentes da França e do Brasil, no entanto, deixaram o local antes do encerramento da apresentação aérea.

Junto a Lula e Sarkozy, na primeira fila da tribuna de honra, estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Exteriores, Celso Amorim, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e ministros da França.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições