MENU

Comissão da Câmara aprova foto no título de eleitor

Comissão da Câmara aprova foto no título de eleitor

Atualizado: Quinta-feira, 6 Maio de 2010 as 5:06

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto que torna obrigatório a inclusão da foto e da impressão digital no título de eleitor. O projeto aprovado hoje também exige que todo o eleitorado brasileiro seja recadastrado no prazo de dois anos após a lei ser aprovada. Apesar da aprovação na CCJ, o projeto ainda precisa ser votado no Plenário e no Senado.

Se o projeto for aprovado, o título também deverá contar a data de nascimento, nome dos pais, número do CPF e da carteira de identidade de cada eleitor. Atualmente, o título de eleitor tem a data de nascimento e o espaço para a impressão digital, que só é usado pelo eleitor não alfabetizado.

O relator do projeto, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), afirma que o processo eleitoral ainda pode ser alvo de fraudes e eleitores fantasmas. Para ele, a medida será importante para evitar fraudes na votação.

''A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral''.

veja também