Comissão da Câmara aprova foto no título de eleitor

Comissão da Câmara aprova foto no título de eleitor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto que torna obrigatório a inclusão da foto e da impressão digital no título de eleitor. O projeto aprovado hoje também exige que todo o eleitorado brasileiro seja recadastrado no prazo de dois anos após a lei ser aprovada. Apesar da aprovação na CCJ, o projeto ainda precisa ser votado no Plenário e no Senado.

Se o projeto for aprovado, o título também deverá contar a data de nascimento, nome dos pais, número do CPF e da carteira de identidade de cada eleitor. Atualmente, o título de eleitor tem a data de nascimento e o espaço para a impressão digital, que só é usado pelo eleitor não alfabetizado.

O relator do projeto, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), afirma que o processo eleitoral ainda pode ser alvo de fraudes e eleitores fantasmas. Para ele, a medida será importante para evitar fraudes na votação.

''A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições