Comissão exibe documentário sobre cotas raciais

Comissão exibe documentário sobre cotas raciais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) exibe nesta quinta-feira (2) o documentário “Raça Humana”, produzido pela TV Câmara e vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos 2010. O filme reúne 40 minutos de debates sobre a polêmica criada em torno da adoção do critério de cotas raciais como parte do processo de seleção para o ingresso nas universidades brasileiras. Após a exibição do documentário, será realizada uma sessão de debates com a participação de parlamentares, de convidados e do público presente.

Para a vice-presidente da CDHM, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), a produção de obras como o documentário da TV Câmara é fundamental para a ampliação do debate.

“As cotas são uma medida de ação afirmativa necessárias para combater as desigualdades e a exclusão histórica das comunidades negra e indígena”, diz a deputada. Para Pietá, a democratização do acesso ao ensino superior abre as portas para a realização profissional. “Trata-se de uma contribuição muito mais significativa da universidade do que a qualificação técnica em si, pois possui também a dimensão cultural, que promove a cidadania”, completa.

Bastidores

Durante três meses, a equipe coordenada por Dulce Queiroz, do Núcleo de Documentários da TV Câmara, acompanhou a rotina da Universidade de Brasília e entrevistou alunos, cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados, partidos políticos e representantes da UnB.

A reunião será realizada às 9 horas no plenário 9.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições