MENU

Comissões da Câmara aprovam envio de deputados para o Rio

Comissões da Câmara aprovam envio de deputados para o Rio

Atualizado: Quinta-feira, 2 Dezembro de 2010 as 9:32

As comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (1º) o envio de duas comitivas de deputados para acompanhar as ações de segurança pública no Rio de Janeiro.

A proposta da Comissão de Segurança Pública, de autoria do presidente da comissão, Laerte Bessa (PSC-DF), foi aprovada por unanimidade. A da de Direitos Humanos foi proposta pelos deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Luiz Couto (PT-PB) e Iriny Lopes (PT-ES), para acompanhar ações relativas à ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão.

A intenção é que as comitivas tenham encontros com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. Segundo Bessa, já existem contatos com o governo fluminense para se agendar as reuniões.

Os deputados devem avaliar o que levou à onda de ataques promovida por criminosos no Rio de Janeiro e se a ordem para os ataques partiu de dentro de presídios federais.

Por sugestão do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) foi incluído no requerimento uma visita à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Além de discutir as ações relativas ao Rio de Janeiro, a ideia é debater o projeto que cria o piso nacional para policiais e bombeiros. Itagiba destacou os elogios feitos aos policiais fluminenses nas operações de retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão e defendeu um aumento de salário para a categoria.

Por: Eduardo Bresciani

veja também