Confira a programação do aniversário de 457 anos de São Paulo

Confira a programação do aniversário de 457 anos de São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

A programação em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, que completa 457 anos na próxima terça-feira (25), terá atrações para quem gosta de música, de arte e de história. Um palco montado na Avenida Ipiranga, nas proximidades da Praça da República e da Avenida São João, na região central, receberá artistas paulistanos que cantarão músicas sobre a capital paulista a partir das 19h do dia 25.

Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Rappin' Hood, Renato Teixeira e Mallu Magalhães são alguns dos nomes confirmados para homenagear a cidade. A festa é gratuita e foi batizada de "SP ao Cubo - 457 anos de São Paulo" porque as atenções não devem se concentrar apenas no palco: um cubo multimídia de 7 metros vai se transformar em uma galeria de arte coletiva a céu aberto e reproduzirá fotos, ilustrações, vídeos e mensagens do Twitter referentes à capital paulista.

Qualquer pessoa pode enviar suas criações para o cubo multimídia. Para isso, é preciso entrar no site oficial do evento . As frases do Twitter devem ser acompanhadas da hashtag #spaocubo. Segundo a organização do evento, o conteúdo será selecionado antes de ser publicado no site e, em seguida, exibido no cubo, com o crédito aos autores.

A festa no Centro de São Paulo terá ainda a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, que irá acompanhar uma banda de base formada especialmente para o evento e composta por Japinha (CPM 22), na bateria, e Mingau (Ultraje), no baixo. Na guitarra, estarão Andreas Kisser (Sepultura) e André Cristovam.

Passeio de trólebus

O aniversário da cidade terá um passeio turístico de trólebus passando pelo centro histórico da cidade e percorrendo pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli e Banespa e a Catedral da Sé. O passeio é gratuito, dura 40 minutos e será realizado entre as 9h e as 16h desta terça-feira (25).

O ponto de partida é o Pátio do Colégio, origem da cidade de São Paulo, no Centro. O passeio é acompanhado por guias que contarão detalhes e curiosidades sobre a história da cidade.

Exposições

No dia em que São Paulo comemora 457 anos, três exposições entram em cartaz e têm tudo a ver com a cidade. Na terça, tem início a mostra gratuita “Um Cartaz para São Paulo - Diversidade Cultural da Metrópole”, no Centro Universitário Maria Antonia, que fica na Rua Maria Antonia, 258, na Vila Buarque, região central. A exposição reúne 23 cartazes criados por arquitetos, artistas e designers nacionais e internacionais que tiveram como tema a compreensão da diversidade e a memória da capital paulista.

A exposição vai até o dia 31 de janeiro. As visitas podem ser feitas das 12h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados. Segundo a organização, o desafio é provocar uma reflexão sobre a cidade e sua memória, englobando não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar.

Outra exposição em homenagem à capital paulista é a “As Mil e Uma Luzes de São Paulo”, no mezanino do prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. Com obras inspiradas na metrópole e assinadas por Adriana Rizkallah, Bruno Carvalho, Helena Aico, Miguel de Frias e Nino Millán, a mostra é gratuita e traz esculturas, fotografias e instalações. A exposição ficará em cartaz até o dia 11 de fevereiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A terceira mostra para quem quiser conferir obras sobre a cidade está em cartaz no Museu da Imagem e do Som, nos Jardins. “São Paulo Blues” reúne diferentes conjuntos de fotos feitas nos últimos dez anos por Klaus Mitteldorf em São Paulo. As imagens, a maioria delas com tratamento de cor em tons de azul ou em negativo, foram criadas a partir do sentimento claustrofóbico que o artista experimenta na metrópole.

A abertura da exposição é às 19h30 do dia 25. O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Europa, 158. Outras informações pelo telefone: (11) 2117-4777.

Casa das Rosas

O evento especial da Casa das Rosas foi batizado de “Sampoemas”. A partir das 10h desta terça, terá atividades gratuitas para as crianças, o sarau “Paixão por São Paulo” e show de viola caipira, entre outras atrações.

A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, 37, na Bela Vista. Outras informações pelo telefone (11) 3285-6986.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições