Confira as ruas interditadas para o 3º dia de teste de tiros no Rio

Confira as ruas interditadas para o 3º dia de teste de tiros no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A Secretaria de Segurança Pública faz, nesta quarta-feira (7), pela terceira e última noite consecutiva , o teste do novo sistema de detecção de tiros na Zona Norte do Rio. O trabalho serve para gravar o som dos disparos feitos por diferentes armas de fogo.

Os testes vão das 22h às 3h e têm a participação atiradores de elite da Polícia Militar, integrantes do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (Cieat). Para realizá-los, ruas e avenidas de Vila Isabel, Tijuca e Andaraí serão interditadas por cerca de 60 a 90 minutos.

Confira a lista das interdições:

Rua Torres Homem (próximo à Rua Barão de São Francisco)

Rua Teodoro da Silva (próximo ao nº 556 e pouco depois do Shopping Iguatemi)

Av. Professor Manuel de Abreu (próximo à Rua Pereira Nunes e à drogaria Venâncio) 

Rua Silva Teles (em frente à quadra do Salgueiro)

Rua Pareto (próximo à UPA)

Ação começou a ser testada na segunda

Os testes começaram na noite da segunda-feira (5). O novo modelo, conhecido como ShotSpotter, é o mesmo usado pelo FBI nos Estados Unidos .

O Rio é a primeira capital a usar o sistema e a segunda cidade do país. A tecnologia já foi implantada no município gaúcho de Canoas em 2009 e resultou em uma queda de 41% dos crimes violentos, em comparação com o mesmo período em 2009.

Sucesso no exterior

Mais de 50 cidades já utilizam o sistema nos Estados Unidos, incluindo Los Angeles, Washington, Chicago, Boston, São Francisco e New Orleans.

Após alguns anos utilizando o sistema, a polícia de Los Angeles conseguiu uma redução de 40% no número de homicídios. Fora dos Estados Unidos, a Grã-Bretanha usa o sistema desde 2008, em cidades como Londres e Manchester.

Nos cenários de guerra urbana do Afeganistão e do Iraque, as forças armadas norte-americanas também utilizaram o sistema para localizar franco-atiradores inimigos.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições