Confira como foi o primeiro debate entre presidenciáveis

Confira como foi o primeiro debate entre presidenciáveis

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O primeiro debate desta eleição entre os candidatos à Presidência da República foi realizado pela   Rede Bandeirantes   na noite desta quinta-feira. Participaram do encontro Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).  

O evento foi transmitido   pela   Band ,   Rádio Bandeirantes AM ,   BandNews FM   e pelo   eBand . Em caso de segundo turno, a   Band   promoverá um debate entre os dois presidenciáveis que ainda estiverem na disputa no dia 10 de outubro.

A candidata Dilma Rousseff considerou que foi um debate de alto nível. "Ele envolveu de forma democrática todos os candidatos. Foram discutidos, na medida do possível, temas que eu acho importantes para o país".  

Questionado sobre o seu desempenho, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, revelou que prefere ser avaliado pelo público. "Eu tenho que ser julgado pelas pessoas e não por mim".  

Marina Silva, por sua vez, disse que este é um ensaio para próximos debates. "A democracia foi conquistada para isso".   

Por fim, Plínio de Arruda Sampaio resumiu seu desempenho no debate afirmando que há uma separação entre os candidatos e a realidade. "O PSOL veio para quebrar este muro", disse.

Bloco a bloco

Na primeira parte do debate , os quatro candidatos responderam a uma pergunta enviada por leitores do portal   eBand:   "entre estes três itens, segurança educação e saúde, escolha um que atacará imediatamente logo depois da posse e responda quais serão as primeiras providências concretas de seu governo nesse sentido".  

No segundo bloco , os candidatos fizeram perguntas entre si. O candidato José Serra questionou Dilma a respeito das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Plinio de Arruda Sampaio perguntou ao tucano sobre temas como distribuição de terras. Dilma e Marina, por sua vez, falaram sobre educação.  

Já o   terceiro bloco do debate   foi marcado por embates entre Dilma e Serra, com temas como os mutirões da saúde e o programa de ampliação de rede elétrica "Luz Para Todos".  

No quarto bloco , os jornalistas Joelmir Betting e José Paulo de Andrade questionaram os candidatos, escolhendo quem iria comentar às questões. Um dos momentos marcantes foi quando José Serra afinetou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos últimos acontecimentos nos Correios. Plínio neste bloco ainda aproveitou para criticar o que ele chamou de "bom mocismo" da candidata Marina Silva.  

O último bloco   foi destinado às considerações finais dos candidatos. Neste, Serra se emocionou ao relembrar a infância humilde, enquanto Dilma relembrou sua experiência ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina disse que o país está preparado para ter uma presidente mulher e Plínio, o último a falar, aproveitou a oportunidade para criticar os demais candidatos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições