Confira os horários especiais no Rio para o jogo do Brasil desta sexta

Confira os horários especiais no Rio para o jogo do Brasil desta sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:23

Nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, bancos, shoppings, supermercados, repartições públicas, correios e escolas vão funcionar em horários diferenciados no Rio de Janeiro. Já os transportes terão esquemas especiais. O último jogo da primeira fase, entre Brasil e Portugal, no dia 25 de junho, será às 11h. Confira o que terá a programação alterada neste dia.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no último jogo da primeira fase, as agências bancárias irão funcionar em dois turnos. Pela manhã, os bancos estarão abertos das 8h às 10h30. Após a partida, os estabelecimentos serão reabertos e vão funcionar das 14h às 16h.

Comércio

As lojas do comércio popular da Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio, vão funcionar normalmente nos horários dos jogos da seleção brasileira. Televisores de 61 polegadas e telões serão instalados nas Ruas Regente Feijó e Buenos Aires.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio (CDL), não há uma orientação para o horário de funcionamento das lojas de rua. Os proprietários vão decidir individualmente como será o expediente nestes dias.

A Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers (Aloserj) informou que as lojas dos shoppings fecharão uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois do fim das partidas do Brasil.

Correios

As agências dos Correios vão fechar as portas no intervalo das 10h30 às 13h.

Supermercados

Os supermercados também ficarão fechados uma hora antes do jogo e reabrirão uma hora depois. A informação é da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).

Repartições públicas

A prefeitura do Rio decretou ponto facultativo durante todo o dia, neste terceiro jogo do Brasil na Copa, assim como o governo do estado do Rio. Para os servidores públicos federais, o expediente será interrompido às 10h30 e recomeçará às 14h30.

De acordo com a portaria, as mesmas regras continuarão a valer caso o Brasil avance para as quatro fases seguintes da Copa. As horas não trabalhadas terão que ser compensadas posteriormente.

Para as três esferas públicas as regras não se aplicam aos serviços essenciais de natureza contínua, que deverão ser prestados normalmente, sem interrupção, como por exemplo, Saúde e Segurança.

Escolas

De acordo com a Secretaria municipal de Educação, as escolas públicas municipais seguirão o decreto da prefeitura e, por ser ponto facultativo, vão liberar os alunos.

A Secretaria estadual de Educação informou que também não haverá expediente nas escolas estaduais nesta sexta-feira, já que o governo do estado do Rio decretou ponto facultativo.

O Sindicato das escolas particulares de ensino não divulgou se alunos e professores serão liberados nos dias de jogo da seleção brasileira.

Postos do INSS e da Previdência Social

Os postos de atendimento ao público do INSS e da Previdência Social terão o atendimento interrompido das 10h30 as 14h30 .

No entanto, a central de atendimento telefônica, no número 135, atenderá normalmente nos dias de jogo do Brasil, sem interrupção.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio informou que não haverá expediente para os funcionários do órgão nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Trem

A SuperVia afirmou que o funcionamento dos trens na sexta-feira será normal.

Barcas

A concessionária Barcas S/A funcionará normalmente no próximo jogo do Brasil na Copa. Das 7h às 10h, os intervalos na linha Niterói-Praça XV-Niterói serão de 10 minutos. Das 10h às 16h20, as partidas acontecerão a cada 20 minutos. A partir das 16h20, a linha volta a operar com intervalos de 10 minutos, até às 20h. Após às 20h, as partidas serão a cada 30 minutos.

Mesmo com operação normal, a concessionária informou que está pronta, com com embarcações extras, para atender um possível aumento no número de passageiros antes do jogo da seleção.

Metrô

A concessionária Metrô Rio informou que funcionará no mesmo esquema dos momentos de pico, com o máximo de composições em circulação para atender a demanda. Duas horas antes dos jogos, haverá reforço de agentes de segurança e de funcionários nas bilheterias. As linhas de integração Metrô na Superfície e Expressa também vão operar com toda a frota.

Energia elétrica

De acordo com a Light, concessionária que administra a rede elétrica da cidade do Rio, 70 profissionais reforçarão o atendimento durante a Copa. A companhia informou que trabalhará em regime de atenção máxima. O Centro de Operações e as principais subestações na área de atuação da empresa de energia vão ter operadores de plantão.

A concessionária garantiu que haverá equipes posicionadas nas proximidades de locais de grande concentração de público.

Os canais de atendimento disponíveis durante os jogos são o Disque-Ligth Emergência (800 021 0196), o Disque-Light Comercial (0800 282 0120)) e o Disque-Light para Deficientes Auditivos (0800 285 2453).

A Ampla, concessionária que administra a rede de energia elétrica da Região Metropolitana do Rio, informou que reforçará o efetivo de equipes de emergência, de manutenção e de atendentes da Central de Relacionamento durante a Copa do Mundo.

A empresa contará com 80 equipes extras de emergência e manutenção, totalizando 160 equipes de plantão. A Central de Relacionamento (0800 28 00 120) também receberá reforço de pessal durante o trabalho de 24 horas por dia.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições