Contagem regressiva para a virada

Contagem regressiva para a virada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Depois do Natal, a contagem regressiva para o fim do ano já começa a movimentar a cidade, e as praias pernambucanas são os destinos preferidos para celebrar o Réveillon. Pouco menos de uma semana para a virada, a orla de Boa Viagem era reflexo ontem da movimentação esperada para o último dia do ano. Com a chegada oficial do verão e o sol escaldante, já podiam ser vistos na orla os preparativos para a grande festa. Próximo ao edifício Acaiaca o palco onde a banda Paralamas do Sucesso fará o primeiro show de 2011 já está quase pronto. No Pina, o palco que receberá o cantor Martinho da Vila, entre outras atrações, também está montado. Toda a estrutura deve ser finalizada ainda nesta semana.

Trabalhando de domingo a domingo, a cozinheira Sônia Mendes, de 37 anos, aproveitou o raro dia de folga para ir à praia. “Eu moro em Boa Via­gem, mas nunca tenho tem­po de passar o dia na praia, então aproveito essa fol­ga de fim de ano para descansar aqui, já que nunca tenho esse tempo”, disse. Frequentadores assíduos da orla de Boa Viagem, o pintor industrial Jailson Gomes, de 30 anos, e Daiane Silva, 20, apostam na movimentação da praia no fim de ano e elogiam a estrutura do local. “Esse trecho (em frente ao edifício A­caiaca) está muito bem organizado, a gente não vê mais tan­to lixo como antes, por is­so a praia fica sempre movimentada”, disse Jaílson, refor­çado por Daiane. “De um tempo pra cá a praia está mais limpa, principalmente agora para o fim do ano”, disse.

Por decisão da Advocacia Geral da União (AGU), desde 2007 é proibida a instalação de toldos na faixa de areia da praia de Boa Viagem. Neste ano a decisão continua a valer. Já na orla da praia de Olinda, os interessados em montar tendas para o Réveillon ainda podem realizar o cadastramento. Basta se dirigir à Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental, localizada na Estrada do Bonsucesso, sem número, até o dia 30 de dezembro, das 9h às 17h. É preciso apresentar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Cerca de 140 espaços serão disponibilizados para a montagem dos toldos.

Além da organização da estrutura das praias, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, também recebe um reforço como já aconteceu no Natal. Para o período de fim de ano é esperado um aumento de 50% na movimentação diária do Terminal. Logo na manhã de ontem o movimento era fraco, ao contrário das longas filas observadas no último dia 24.

Para o período de Réveillon a gerência do TIP acredita que o número de embarques deve se igualar ao período natalino, que somou 4,5 mil por dia, ao contrário dos costumeiros três mil embarques. Cerca de dez mil pessoas devem circular pelo TIP nos dias que antecedem a virada do ano. A frota de ônibus das empresas também deve passar de 250 para 300 veículos, de acordo com a necessidade observada.

Voltando ao Estado após vinte anos residindo em São Paulo, o marceneiro Gervásio Luis da Silva, de 40 anos, veio visitar a família e não teve problemas na viagem. “O ônibus não atrasou e o movimento aqui está tranquilo, sem muitas filas para comprar as passagens”, disse, antes de embarcar para Serra Talhada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições