Contra gripe, Justiça obriga torcida a usar máscaras em jogo do Santos

Contra gripe, Justiça obriga torcida a usar máscaras em jogo do Santos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Os torcedores que forem ao estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR), para acompanhar a partida entre Coritiba e Santos, nesta quarta-feira, terão que usar máscaras de proteção contra o vírus A (H1N1), que causa a gripe suína.

A decisão da Justiça saiu depois de a juíza Giani Maria Moreschi, da Primeira Vara Cível de Cascavel, indeferir o pedido do promotor Ângelo Mazzuchi, que tentava cancelar o jogo.

As máscaras serão distribuídas na entrada do estádio, antes do início da partida, que está marcada para as 21h50. Se a decisão não for respeitada, a prefeitura de Cascavel terá que pagar multa de R$ 300 mil.

"Os jogos do Brasileiro são realizados em campos abertos sem problema e todas as autoridades sanitárias não têm obstado a realização em face da gripe", argumentou o presidente do Coritiba, Jair Cirino.

Com 365 casos suspeitos de gripe suína na cidade e cinco mortes sob suspeita, a Secretaria de Saúde de Cascavel fez uma recomendação na sexta-feira para que eventos com aglomeração de pessoas fossem evitados.

O duelo será em Cascavel porque o Coritiba perdeu um mando de campo devido a conflitos provocados por sua torcida durante o clássico contra o Atlético-PR, no dia 19 de julho.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada e examinada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições