Convênio levará saneamento básico Convênio levará saneamento básico

Convênio levará saneamento básico Convênio levará saneamento básico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

O prefeito Eduardo Paes assina nesta segunda-feira (09), com o governador Sérgio Cabral e com o presidente da Cedae, Wagner Victer, o contrato para levar saneamento básico a todos os bairros da zona oeste, que formam a AP-5 (Área de Planejamento 5).

Pelo acordo, os serviços de coleta e tratamento de esgoto na região serão concedidos à iniciativa privada e regulados pela prefeitura. O documento definirá as regras que serão seguidas pela concessionária que vencer a licitação, prevista para julho. O objetivo é recolher e tratar 90% do esgoto produzido, ampliando consideravelmente a rede existente hoje.

Com o novo modelo, inédito no Brasil, a Cedae continuará responsável pelo abastecimento de água e a nova concessionária ficará encarregada do sistema de esgotamento sanitário. Atualmente, a prefeitura conta com três estações de tratamento na região de Sepetiba, Vila Kennedy e Deodoro, todos na zona oeste da capital fluminense.

A empresa vencedora vai construir outras 15 estações de tratamento e evitar o despejo in natura do esgoto coletado nas baías de Sepetiba e Guanabara.

A AP-5 tem cerca de dois milhões de habitantes e é formada pelos bairros de Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Gericinó, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Realengo, Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. É a região com maior crescimento projetado da cidade.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições