Convênio quer reduzir locais críticos de acidentes de trânsito no Rio

Convênio quer reduzir locais críticos de acidentes de trânsito no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Um convênio assinado entre a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e o Instituto de Segurança Pública vai permitir um diagnóstico mais preciso e detalhado dos acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias na capital fluminense. Através do cruzamento de dados fornecidos pelo ISP com informações georreferenciadadas CET-Rio, as autoridades vão tentar reduzir o número de acidentes e, ao mesmo tempo, melhorar ações de segurança pública.

“A informação georreferenciada é aquela em que é possível visualizar em um mapa a quantidade e os tipos de ocorrências em uma determinada via”, explica Ricardo Lemos, diretor de Desenvolvimento da CET-Rio.

O ISP é o responsável pela realização das estatísticas de todos os acidentes de trânsito ocorridos na cidade, através dos boletins registrados pelas polícias Militar e Civil. “Com essas informações somadas aos dados captados pelo parque de equipamentos da CET-Rio, como câmeras e radares, é possível elaborar soluções para pontos críticos da cidade”, ressalta Lemos.

Lemos destaca que, por exemplo, uma área onde ocorrem muitos acidentes pode ter uma solução simples. “Esse convênio vai facilitar o diagnóstico das razões do acidente em determinado local e propor medidas para resolver o problema”, observa Lemos. “Uma banca de jornal muito perto de uma esquina pode estar impedindo a visibilidade de um motorista, e causar colisões. Então, bastaria trocá-la de lugar”, complementa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições