MENU

Convênio quer reduzir locais críticos de acidentes de trânsito no Rio

Convênio quer reduzir locais críticos de acidentes de trânsito no Rio

Atualizado: Terça-feira, 28 Dezembro de 2010 as 2:51

Um convênio assinado entre a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e o Instituto de Segurança Pública vai permitir um diagnóstico mais preciso e detalhado dos acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias na capital fluminense. Através do cruzamento de dados fornecidos pelo ISP com informações georreferenciadadas CET-Rio, as autoridades vão tentar reduzir o número de acidentes e, ao mesmo tempo, melhorar ações de segurança pública.

“A informação georreferenciada é aquela em que é possível visualizar em um mapa a quantidade e os tipos de ocorrências em uma determinada via”, explica Ricardo Lemos, diretor de Desenvolvimento da CET-Rio.

O ISP é o responsável pela realização das estatísticas de todos os acidentes de trânsito ocorridos na cidade, através dos boletins registrados pelas polícias Militar e Civil. “Com essas informações somadas aos dados captados pelo parque de equipamentos da CET-Rio, como câmeras e radares, é possível elaborar soluções para pontos críticos da cidade”, ressalta Lemos.

Lemos destaca que, por exemplo, uma área onde ocorrem muitos acidentes pode ter uma solução simples. “Esse convênio vai facilitar o diagnóstico das razões do acidente em determinado local e propor medidas para resolver o problema”, observa Lemos. “Uma banca de jornal muito perto de uma esquina pode estar impedindo a visibilidade de um motorista, e causar colisões. Então, bastaria trocá-la de lugar”, complementa.

veja também