Corpo de Alencar será cremado em Minas Gerais

Corpo de Alencar será cremado em Minas Gerais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A família decidiu que o corpo do ex-vice-presidente José Alencar será cremado, em cerimônia reservada às 14h desta quinta (31), após o velório em Belo Horizonte, informou a assessoria da Vice-Presidência da República. Antes da cremação, o ex-vice-presidente será velado das 9h às 13h, no Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, na capital mineira.

O corpo de Alencar chegou na manhã desta quarta a Brasília, onde será velado até as 23h30 no Palácio do Planalto. O ex-vice-presidente morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.

  Em Portugal, onde recebeu nesta quarta-feira o título de "doutor honoris causa" da Universidade de Coimbra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar sobre a morte do seu vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. Ele dedicou o título a Alencar.

Lula e a presidente Dilma Rosuseff, que compareceu à cerimônia em Coimbra, anteciparam a volta ao Brasil para participar do velório de Alencar. Ao receber a notícia da morte de Alencar, a presidente disse que foi uma "honra" conviver com o ex-vice. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm chegada prevista às 19h de Portugal.

Primeiro ministro a se manifestar sobre a morte de Alencar nesta terça, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, também se emocionou ao receber a notícia durante uma entrevista (saiba o que disseram outros políticos e personalidades). A morte de Alencar também repercutiu no exterior. O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.

Velório no Planalto

Um longa fila de pessoas se formou no Palácio do Planalto quando o velório do ex-vice-presidente foi aberto para o público. As pessoas foram autorizadas no início da tarde a subir a rampa do Palácio do Planalto para homenagear o ex-vice-presidente. Esta é a primeira vez que o público é autorizado a subir a rampa do palácio desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985. A visitação estará aberta ao público até as 23h, segundo informou o Planalto. Na manhã desta quinta, o corpo será levado para Belo Horizonte, onde haverá outro velório.

Assim que chegou ao Planalto, às 11h03, bombeiros retiraram o caixão do carro da corporação que transportou o corpo e o entregaram a seis cadetes das Forças Armadas, dois do Exército, dois da Marinha e dois da Aeronáutica. Os militares subiram a rampa do palácio com o caixão nos ombros até o salão destinado ao velório. Antes, houve uma salva de 21 tiros de canhão. O secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara, e o núncio apostólico do Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri, celebraram uma missa em homenagem ao ex-vice-presidente. Na abertura da celebração, foi lembrada a luta de mais de 10 anos de Alencar contra a doença.

“Ele foi para nós um testemunho de fé inabalável em Deus. Durante toda a sua via crucis não se deixou abater e com a alegria própria dos que crêem soube enfrentar com esperança a doença”, afirmou o celebrante.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições