Corpo de baleia encontrada morta na Bahia é retirado de recife

Corpo de baleia encontrada morta na Bahia é retirado de recife

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Baleia jubarte foi encontrada morta em Porto Seguro

(Foto: Reprodução/TV Bahia)

  O corpo da baleia jubarte encontrada morta na manhã de terça-feira (12) na praia do Cruzeiro, em Porto Seguro, foi retirada do recife por volta das 14h desta quarta-feira (13), de acordo com o Pat Ecomar. Ainda segundo o órgão, foi preciso esperar a maré encher para que o corpo do animal flutuasse, facilitando o reboque até a beira mar.

Cerca de 50 pessoas do Pat Ecomar, além do Instituto da Baleia Jubarte e da Secretaria do Meio Ambiente se envolveram na operação.

Os responsáveis pelo resgate do corpo aguardam uma retroescavadeira que seja capaz de suportar o peso da baleia, já que a tentativa com uma primeira retroescavadeira foi frustrada. O animal pesa cerca de 10 toneladas e será enterrado na praia.

De acordo com o IBJ, o litoral da Bahia e do Espírito Santo concentra o maior número de encalhes do país. A temporada de 2010 registrou 35 casos em território baiano e 31 na costa capixaba. O Instituto informa ainda que 80% das baleias chegam à costa brasileira já mortas e que por isso é importante que a população evite contato com o animal.

A recomendação é que a população informe a localização de baleias, leões marinhos ou golfinhos através dos telefones (71) 8154-2131 ou (73) 8802-1874, que estão disponíveis durante 24h.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições