Corpo de ciclista atropelado é velado em cemitério na Zona Sul de SP

Corpo de ciclista atropelado é velado em cemitério na Zona Sul de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O corpo do executivo Antonio Bertolucci, morto após ser atropelado por um ônibus de turismo na segunda-feira (13) em um acesso à Avenida Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo, será enterrado no fim da manhã desta terça (14) no Cemitério do Morumbi, na região Sul da cidade. Bertolucci, que tinha 68 anos, andava de bicicleta pela manhã quando foi atingido por um ônibus de turismo.

Parentes, entre eles sua mulher e filhos, chegaram durante a madrugada ao cemitério, onde o executivo era velado. Segundo amigos e conhecidos, Bertolucci era um ciclista experiente e costumava passear durante as manhãs.

Por causa do acidente, um grupo de ciclistas promoveu na noite de segunda uma manifestação na Avenida Sumaré. Parentes e amigos também participaram do ato. Eles colocaram cartazes homenageando o executivo e cobrando dos motoristas o cumprimento da lei que determina 1,5 metro de distância de ciclistas. Também depositaram coroas de flores e acenderam velas no local do acidente.     Nas declarações, os familiares do empresário não conseguiam conter a emoção. "Ele tinha 68 anos e muita sede de viver. Estamos aqui para questionar: 'Até quando isso vai acontecer?' As pessoas não têm respeito por nada, por ninguém. Ele era italiano, amava andar de bicicleta, amava as pessoas, amava os pedestres, e não foi respeitado", disse Flávia Bertolucci, nora do empresário.

Adeptos da bicicleta como meio de transporte compareceram para prestar solidariedade à família.

Manifestantes pintam o chão da avenida (Foto:Marcelo Mora/G1)

  "A gente sempre se comunica pela internet e nos sentimos feridos pelo que aconteceu aqui na Sumaré. Estamos pedindo respeito aos ciclistas. O motorista tem de respeitar a distância mínima de 1,5 metro do ciclista, como determina o Código de Trânsito. Além disso, o poder público tem de fazer campanhas de conscientização", afirmou Felipe Aragonês, do Instituto Ciclo BR de Fomento e Mobilidade Sustentável.

A via teve de ser interditada durante o ato. Ciclistas aproveitaram para pintar o chão, sinalizando a passagem de bicicletas no local. Depois, bloquearam a Avenida Sumaré em um dos sentidos. Houve lentidão no trânsito, até a PM liberar paulatinamente as faixas.

Uma bicicleta pintada de branco (chamada de "ghost bike", ou bicicleta fantasma) foi pendurada em um semáforo para representar a morte.

Motorista do ônibus

À polícia o motorista do ônibus relatou que não viu o ciclista e apenas ouviu um barulho quando fazia uma curva. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e constam do boletim de ocorrência feito no 14º DP (Pinheiros). Bertolucci foi atingido em uma alça de acesso à Avenida Sumaré, no bairro Perdizes.

Ao todo, 49 ciclistas morreram na capital no ano passado, mais de dois por mês, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em nota, a Silvetur, dona do ônibus, disse que lamenta o acidente e que apura os fatos.

Parentes e amigos depositam flores na avenida (Foto: Marcelo Mora/G1)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições