MENU

Corpo de Itamar Franco chega a Belo Horizonte para segundo velório

Corpo de Itamar Franco chega a Belo Horizonte para segundo velório

Atualizado: Segunda-feira, 4 Julho de 2011 as 11:23

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com o corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco chegou a Belo Horizonte por volta das 10h35 desta segunda-feira (4). Itamar Franco será velado no Palácio da Liberdade.

A aeronave transportou o corpo de Juiz de Fora, onde o ex-presidente havia sido velado desde o domingo (3) até a manhã desta segunda, para a capital mineira. O avião aterrisou no Centro de Instrução da Aeronáutica, ao lado do Aeroporto da Pampulha.

O corpo seguirá em cortejo por avenidas da capital em carro aberto do Corpo de Bombeiros.

Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein informou que o ex-presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 de sábado (2).

A visitação pública no Palácio da Liberdade será aberta às 11h desta segunda-feira (4), conforme informou a assessoria de imprensa do governador de Minas, com previsão de término às 14h30. Antes, das 10h às 11h, o velório fica reservado a familiares e autoridades.

A presidente da República, Dilma Rousseff, deve ir ao velório na capital mineira acompanhada por quatro ministros, segundo informou neste domingo (3) a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Devem acompanhar a presidente a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Após o velório em Belo Hozironte, o ex-presidente será cremado. A cerimônia de cremação atende a um desejo no senador em vida e vai ser restrita à família. O horário previsto é às 16h, no Parque Renascer Cemitério e Crematório em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante todo o domingo (3) e no início da manhã desta segunda-feira (4), o corpo de Itamar Franco foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. As filhas dele, Georgiana e Fabiana, acompanham o seu velório.

Velório em Juiz de Fora

Cerca de 41 mil pessoas passaram pelo velório de Itamar Franco em Juiz de Fora, de acordo com a Polícia Militar, até a manhã desta segunda. O corpo chegou à Câmara Municipal de cidade às 11h15 deste domingo (3) e foi aplaudido por uma multidão que esperava para prestar a última homenagem ao senador e ex-presidente.

Por volta das 11h30 deste domingo (3), a Câmara foi fechada por cerca de 30 minutos para uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos. Depois, o público que estava do lado de fora, em fila, pôde entrar para dar adeus ao político. Itamar Franco foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1966 e 1974.

Às 12h15 chegaram à Câmara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, além dos senadores Pedro Simon, Lindeberg Farias, Romero Jucá, Agripino Maia e Renan Calheiros, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado. Todos deixaram o local por volta das 12h50.

Por volta das 16h30, teve início um culto ecumênico que durou cerca de meia hora. Familiares de amigos se emocionaram durante a cerimônia, que foi conduzida pelo Monsenhor Miguel Falabella de Castro, católico, e pelo pastor Carlos Bonifácio, membro da Igreja Universal do Reino de Deus, vereador e presidente da Câmara de Juiz de Fora. A cerimônia terminou com a oração do Pai Nosso.

veja também