MENU

Corpo do diretor José Renato Pécora será enterrado nesta terça em SP

Corpo do diretor José Renato Pécora será enterrado nesta terça em SP

Atualizado: Terça-feira, 3 Maio de 2011 as 11:57

O ator e diretor José Renato na peça "Doze homens e uma sentença" (Foto: Divulgação)

  O corpo do ator e diretor José Renato Pécora será enterrado às 11h30 da manhã desta terça-feira (3), em São Paulo. A cerimônia será realizada no cemitério Gethsêmani, localizado no bairro do Morumbi.

Pécora morreu na madrugada desta segunda (2), aos 85 anos, vítima de um infarto. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, decretou luto oficial de um dia na cidade.

José Renato estava em cartaz com a peça "Doze homens e uma sentença" e, de acordo com a produção do espetáculo, sentiu-se mal quando estava prestes a embarcar em um ônibus para o Rio de Janeiro.

O diretor foi um dos idealizadores do Teatro de Arena de São Paulo, fundado em 1953. Entre outras peças, ele dirigiu "Eles não usam black-tie", considerada um dos marcos da presença do nacionalismo no teatro brasileiro. Em cartaz com "Doze homens e uma sentença", ele intregava o elenco dirigido por Eduardo Tolentino de Araújo. Foi sua primeira atuação após ficar 50 anos longe dos palcos.

"Estamos absolutamente consternados e chocados com a morte do nosso mestre. Todos os dias aprendia alguma coisa com ele. Ele amava fazer o espetáculo, estava onde mais gostava de estar. Ele dizia que atuar era mais confortável do que dirigir", diz Beth Costa, produtora-executiva da peça.      

veja também